Casa Máy > Terapias Naturais > Para download gratuito – Guia Alimentar de Dieta Vegetariana para Adultos

< voltar

Para download gratuito – Guia Alimentar de Dieta Vegetariana para Adultos

Postado às 17:20 do dia 02/04/12

A recorrência desta história me aborrece: um amigo ou um aluno meu resolve ser vegetariano. Ele está todo feliz com sua escolha, começa a se adaptar, aprende a cozinhar, aprende a comer mais vegetais e vai assim mudando seus hábitos alimentares, todo satisfeito consigo porque finalmente está fazendo algo que acredita ser melhor para si, para os animais e para o planeta. Daí ele vai ao médico por qualquer razão e sai de lá com uma forte e embasada e autorizada recomendação para que volte a comer carne. Como brasileiro tem a mania de achar que médicos sabem tudo, meu amigo volta a comer carne. Ele fica triste, mas o que poderia fazer contra uma opinião médica?

Se o meu amigo fosse supersticioso, eu falava para ele respeitar a opinião do médico. Se ele fosse sensato, eu diria para ele procurar outro médico – e eu ainda lhe daria indicações, porque nestes anos descobri médicos de todas as especialidades que sabem respeitar a decisão vegetariana de seus pacientes.

A partir de hoje também posso indicar para amigos supersticiosos ou sensatos que leiam o recém lançado Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos que a SVB lançou.

A ideia do Guia é servir de subsídio para médicos e nutricionistas que acham que seus pacientes não podem deixar de comer carne. Como terapeuta holística, creio que respeitar as decisões do meu cliente é a coisa mais importante. Sinceramente, não consigo entender por que cargas d´água um médico ou um nutricionista simplesmente acha que pode interferir na decisão vegetariana de alguém sem antes se informar melhor sobre o assunto. Comodismo? Preconceito? Medo de ter o diploma caçado? Responsabilidade ilusória sobre a saúde do outro?

Médico tem que continuar estudando, não é? Então aqui está o Guia da SVB para estudar. Aliás, leiamos todos, porque nós é que devemos ser autônomos em relação às decisões de saúde que tomamos na vida.

Vegs abs, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter