Casa Máy > Aromaterapia > Mais uma aliada na gravidez, a aromaterapia – entrevista ao Mamãe Maravilha

< voltar

Mais uma aliada na gravidez, a aromaterapia – entrevista ao Mamãe Maravilha

Postado às 22:11 do dia 08/05/11

Dei esta entrevista ao Guia Mamãe Maravilha no final de abril, para o lançamento do site.

Para acessar a matéria diretamente no site do Guia, clique no link permanente.

***

29/04/2011

Mais uma aliada na gravidez: a aromaterapia

Criada no século passado, a terapia auxiliar o combate de vários males, mas só deve ser usada com permissão do médico

Toda a ajuda para atravessar as grandes mudanças causadas ao corpo (e à alma) pela gestação é bem-vinda. E a aromaterapia é uma delas.  O termo foi criado em 1928, pelo químico francês René-Maurice de Gattefossé, para descrever o tratamento que utiliza óleos essenciais para cuidar de diversos problemas, a exemplo de cansaço e estrias.
 
Segundo a aromaterapeuta e professora de yoga Mayra Corrêa e Castro, da Casa Máy, em Curitiba (PR), a aplicação desses óleos é vasta. “O uso é disseminado em toda a indústria química, alimentícia, farmacêutica, cosmética e de domissanitários. Porém, só recentemente eles passaram a ser estudados como alternativa a tratamentos médicos convencionais”, destaca ela ao MAMÃE MARAVILHA.
 
E mais: não confunda óleos essenciais com essências! Enquanto os primeiro são puros, as essências são produzidas sinteticamente e não têm valor terapêutico. Mayra também explica que, atualmente, os estudos científicos sobre estas substâncias não se limitam ao potencial terapêutico dos aromas quando inalados, mas, também, sobre como elas agem quando absorvidas por outras vias, como a oral e a cutânea.
 
AROMATERAPIA E GRAVIDEZ – A terapeuta é taxativa ao afirmar que, antes de lançar mão da aromaterapia, as grávidas devem – como em qualquer outro tratamento que utilize substâncias naturais ou químicas – consultar o médico ou o profissional de saúde que acompanha a gestação. “Com os óleos essenciais não pode ser diferente”, alerta.
 
Os óleos que podem ser usados durante a gestação, apenas para uso externo, são: camomila-romana, camomila-alemã, cardamomo, gengibre, gerânio, lavanda francesa, hortelã-pimenta, néroli, olíbano, palmarosa, pachouli, petitgrain de laranja, rosa, sálvia esclareia, sândalo e tangerina.
 
Abaixo, Mayra Castro indica uma série de óleos que podem ser utilizados pelas mamães. Mas, outra vez, ela faz a ressalva: “os óleos essenciais listados podem ser usados por gestantes com conhecimento de seu médico e nas condições descritas abaixo. Qualquer reação alérgica ou de sensibilidade deve ser observada e, neste caso, o uso deve ser suspenso imediatamente”, diz.
 
Estresse – Colocar em um aromatizador de ambientes 3 gotas de lavanda + 3 gotas de tangerina + 3 gotas de gerânio.

Ansiedade – Colocar em um aromatizador de ambientes 2 gotas de olíbano + 2 gotas de petitgrain de laranja + 3 gotas de sálvia esclareia
 
Ansiedade 2 – Pingar 1 gota pura do óleo essencial de rosa entre os seios, quando sair de manhã ou à tarde.

Insônia – Pingar 1 gota de lavanda de cada lado na fronha do travesseiros.
 
Cansaço – Em uma banheira, colocar um pouco de xampu na palma da mão (ou de sabonete líquido) e acrescentar 2 gotas de pachouli + 2 gotas de gerânio + 2 gotas de tangerina, misturando ao xampu ou sabonete, para depois colocar na água.
 
Cansaço 2 – Fazer escalda-pés usando 5 litros de água + 5 gotas de hortelã-pimenta.
 
Cansaço 3 – Colocar em um aromatizador de ambientes de 5 a 8 gotas de hortelã-pimenta.

CORPO
 
Estrias – Hidratar a pele com a mistura de 30 ml de óleo vegetal extra-virgem de castanha-do-pará ou amêndoas ou rosa mosqueta, acrescidos de 5 gotas de lavanda + 3 gotas de palmarosa + 3 gotas de camomila-romana ou azul.
 
Flacidez – Massagem com a mistura de 30 ml de óleo vegetal de coco ou semente de uva, acrescidos de 5 gotas de pachouli + 5 gotas de rosa.
 
Retenção de líquidos – Massagem drenante com a mistura de 30 ml de óleo vegetal de coco ou semente de uva, acrescidos de 3 gotas de hortelã-pimenta + 5 gotas de tangerina.
 
Inchaço de pernas e pés – Ficar com as pernas para cima, encostadas totalmente numa parede, com as costas no chão e apoiadas sobre um cobertor dobrado, durante 10 minutos por dia. Após o banho, passar nas pernas uma loção gel, acrescentando 2 gotas de hortelã-pimenta para cada 1 colher de sopa.
 
Acnes e manchas no rosto – Fazer sauna facial, acrescentando, para cada 500 ml de água quente, 1 gota de lavanda + 1 gota de camomila-romana a cada 5 minutos, por um total de 15 minutos.

——————————————————————————–

SERVIÇO:
 Casa Máy – Yoga e Aromaterapia
 Para mais informações, clique aqui.

Fonte: Redação do Mamãe Maravilha

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter