Casa Máy > Vegetarianismo > A importância do vegetarianismo para a prática de yoga, por Marly Winckler

< voltar

A importância do vegetarianismo para a prática de yoga, por Marly Winckler

Postado às 19:21 do dia 08/05/11

Quando conheci o yoga, em 2000, já tinha ideias vagas sobre melhorar minha alimentação e estilo de vida. Eu tinha passado por algumas dietas malucas para emagrecer aqueles famosos 3 quilinhos e uma delas acabou por me deixar levemente nauseada por consumir carne – a dieta da proteína. Naquela época, eu ainda não era vegetariana, embora tivesse aqui e ali certas aversões por determinados tipos de carne. Mas eu comia carne.

Então, quando ouvi da boca de um vegetariano que ele não comia nada que andasse, voasse, corresse ou rastejasse, tive uma epifania: caramba, carne É um animal morto. Parei no dia seguinte com toda a carne de vaca, peixe, frango, porco e frutos do mar. Era época do Dia Mc Feliz e lembro que fiquei num dilema entre comer o hamburguer para ajudar a causa do câncer infantil e não comer para não compactuar com a matança de animais. Acabei pedindo o Big Mac sem o hamburguer.

Poucas semanas depois da decisão de me tornar vegetariana, “descobri” que embutidos também eram carne, assim como gelatina e alguns outros derivados. Veja que naquela época não havia tanta informação quanto hoje sobre vegetarianismo, nem a internet era este repositório de dicas e receitas e contatos sociais que nos ajuda a entender um assunto novo para nós. Tirei de minha dieta os embutidos e me tornei, oficialmente, uma lacto-ovo-vegetariana.

Hoje já faz, portanto, quase 11 anos que não como carne e oscilo épocas em que acabo tendo uma dieta mais vegana que ovo-lacto. O vegetarianismo entrou em minha vida pela porta do yoga e acredito firmemente que o movimento vegetariano no Brasil deve muito à popularidade que o yoga teve de 2004 para cá. Inclusive, quando nós da SVB-Curitiba lançamos a Campanha Segunda Sem Carne na cidade, mencionei exatamente esta dívida do movimento veg para com todos os praticantes de yoga.

Apesar do empurrão que o yoga deu ao vegetarianismo, é muito mal compreendido porque esta dieta é recomendada para todos aqueles que praticam yoga. Veja que eu disse “importante” ao invés de “obrigatória”. Devido a infelizes equívocos que o yoga teve (e continua tendo) no Brasil, muitos deixaram de conhecer esta prática porque acharam que fosse obrigatório ser vegetariano para segui-la. Isto é um engano.

Nestes meus quase 9 anos como professora de yoga, vi menos de 10% de praticantes vegetarianos, embora eu gostasse que este percentual fosse bem maior. O yoga faz igualmente bem se você come carne ou não. Entretanto, é inegável que a adoção do vegetarianismo por parte de praticantes de yoga traz incremento à prática e acelera as transformações que queremos alcançar. Comigo foi assim: se eu tivesse apenas praticado yoga sem ter me tornado vegetariana, eu não teria alcançado metade do benefícios.

Por isso este texto da Marly Winckler é super adequado: explica porque é importante o vegetarianismo para a prática de yoga e traz razões para a adoção do vegetarianismo no mundo atual, independente de se praticar yoga.

Marly é fundadora e presidente da mais ampla organização em prol do vegetarianismo no Brasil, a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira. Além disso, conhece yoga. Acredito que irá gostar deste texto.

Clique no link abaixo e o leia na íntegra no blog do movimento Yoga Pela Paz:

A IMPORTÂNCIA DO VEGETARIANISMO NA PRÁTICA DE YOGA, por Marly Winckler.

Abs vegs, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter