Casa Máy > Textos e Artigos > Como é a formação de um professor de yoga?

< voltar

Como é a formação de um professor de yoga?

Postado às 18:49 do dia 12/04/11

(Este artigo foi escrito originalmente para o site do Jornal do Juvevê, edição de Março de 2011.)

Como é a formação de um professor de yoga?
por Mayra Corrêa e Castro

Na edição de março de 2011 do Jornal do Juvevê, falei sobre a formação necessária para trabalhar com aromaterapia. Hoje em dia, com tantas oportunidades a serem exploradas, não precisamos mais nos contentar em ter apenas uma profissão.

Se você tem um hobby, ele pode se tornar uma fonte de renda. Se você tem uma paixão – e são muitas as pessoas que se apaixonam pelo yoga –, ela pode se tornar uma atividade remunerada. Antes ou depois do seu expediente, ou nos finais de semana, cultivar uma segunda profissão pode ser uma iniciativa que tornará seus dias mais prazerosos ou contribuir com um dinheiro extra.

Tanto quanto a aromaterapia, a profissão de professor de yoga não é regulamentada no Brasil. Isso significa que não existe nenhum tipo de conselho fiscalizando a profissão. Mas em algumas cidades é possível tirar um alvará de autônomo para trabalhar como professor de yoga. Consulte isso na sua prefeitura.

Para ser professor de yoga não é necessário cursar nenhuma faculdade ou curso regulamentado pelo MEC. É claro que existem cursos com nível de 3º grau ou de especialização latu sensu em yoga – mas escolher uma formação em yoga com diploma MEC ou sem diploma MEC dá absolutamente na mesma.

Um diploma em yoga pelo MEC apenas significa que o conteúdo daquele curso tem uma carga horária mínima, disciplinas obrigatórias comuns a qualquer curso de graduação ou pós-graduação e um Mestre ou Doutor assinando por aquele curso.

Mas como ocorre em qualquer faculdade, não é porque é faculdade que o curso é bom. No caso da formação em yoga, há excelentes cursos livres – isto é, que não possuem a chancela do MEC – que formam professores de yoga excepcionais, totalmente capacitados a trabalhar na área. Dependendo de sua cidade, não é necessário ter um diploma MEC para tirar o alvará como professor de yoga. Informe-se sobre isso.

Sobre o currículo de um professor de yoga, deverão constar, necessariamente, os seguintes estudos: hinduísmo; história e filosofia do yoga; técnicas do yoga; sânscrito; fundamentos de ayurveda; anatomia e fisiologia humana e biomecânica do exercício.

Este leque de estudos é adquirido num curso de imersão com duração de 30-60 dias ou – de forma mais adequada – durante o período de 2 a 3 anos. Depois destes estudos, um professor de yoga deverá buscar a especialização em um ou mais estilos de yoga, frequentando cursos específicos.

Particularmente, creio que nenhum professor de yoga estará pronto se não tiver no mínimo 2 ou 3 anos de prática de yoga. Diferentemente de uma profissão que você aprende lendo livros, yoga se aprende praticando e ninguém estará apto a ensinar yoga se antes não tiver certo grau de maturidade em sua própria prática.

Em Curitiba, as boas formações em yoga são as do Instituto Clarear, das Faculdades “Espírita” e da AYPAR-Associação de Yoga do Paraná – estas com a chancela MEC. No Brasil, há outros inúmeros bons cursos-livres. Se quiser, me escreva para conversarmos mais a respeito. Meu facebook é ‘mayraccastro’.

Mayra Corrêa e Castro é proprietária da Casa Máy – Yoga e Aromaterapia. Seu site é www.casamay.com.br

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter