Casa Máy > Textos e Artigos > "O Corpo é Meu Templo, os Asanas são Minha Oração" – BKS Iyengar – assista ao video

< voltar

"O Corpo é Meu Templo, os Asanas são Minha Oração" – BKS Iyengar – assista ao video

Postado às 18:50 do dia 08/12/10

Dezembro é um mês de festa em todos os centros de ensino de Iyengar Yoga no mundo. No dia 6, faz aniversário Geeta Iyengar, a filha mais velha de BKS Iyengar, que, por sua vez, aniversaria no dia 14. Neste ano, fazem, respectivamente, 66 e 92 anos. É uma vida inteira dedicada ao yoga.

Quando Iyengar completou 86 anos, ele foi incluído na tradicional listagem da revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes daquele ano. Não é pouco para um garoto que começou a praticar yoga com seu cunhado – o famoso mestre indiano Krishnamacharya – para melhorar sua débil condição de saúde.

De lá para cá, o estilo Iyengar Yoga, conhecido pelo uso de equipamentos em sala de prática e pela atenção ao alinhamento da postura, conquistou milhares de praticantes em todo o mundo e influencia todas as modernas modalidades de hatha yoga da atualidade. Concordo com a Time: ele realmente é uma pessoa das mais influentes.

(by Pablo Bartholomew for Time Magazine)

Para render minha homenagem a Geeta e a seu pai, coloco aqui no site um video inspirador. Trata-se de uma sequência de posturas praticadas por Iyengar em sua mocidade, já maduro e idoso. É comovente.

Uma coisa que quero remarcar neste video, é a evolução da técnica de Iyengar. Seu livro mais famoso – Light On Yoga (no Brasil, possuímos, incompreensivelmente, apenas uma resumo deste livro, publicado pela Editora Pensamento-Cultrix com o nome de A Luz da Ioga), é de 1966.

Quando comecei minha formação em Iyengar com Luigi Ridolfi, muitas vezes achei estranho a maneira como um asaana me era ensinado e como ele era apresentado no livro. Apenas depois fui entender: Iyengar – junto com seus filhos Geeta e Prashant – aperfeiçoaram o método e estes aperfeiçoamentos nunca foram escritos em livros, mas passados aos professores seniores de todos os países que, por sua vezes, ensinam-nos a seus alunos.

É assim, por exemplo, que vemos, no video, um Iyengar jovem fazendo trikonasana com abertura pequena e, já com cabelos brancos, executando seu lindo trikonasana com a abertura grande, alinhada aos pulsos.

Assista ao video “O corpo é meu templo, asanas são minha oração” [5:27min]:

Recomendo fortemente aos meus alunos que assistam a todos os videos de Iyengar, sobretudo para avaliarem, por conta própria, a força espiritual deste homem. Como sempre digo, é um equívoco taxar o estuli Iyengar Yoga de físico, tanto quanto podemos dizer que somos um corpo separado de um espírito. Acho o título deste video abaixo, portanto, inspiradíssimo. Trata-se de uma das frases mais famosas deste mestre, que afirma sua convicção de que não podemos pretender à iluminação se não conhecemos a própria unha do dedão do pé.

Jay Guru Jay!

Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter