Casa Máy > Minhas Leituras e Estudos > Lançado em português o livro clássico de asanas de Satyananda

< voltar

Lançado em português o livro clássico de asanas de Satyananda

Postado às 15:53 do dia 02/12/09

Fico bem satisfeita que informação com qualidade sobre yoga esteja chegando ao nosso país, porque, até uns tempos atrás, era bem fácil alguém viajar para a Índia, trazer um livro de lá e começara  divulgar a técnica aprendida no livro como sendo sua, apenas porque ninguém tinha condições de checar a fonte ou acesso sequer a este tipo de coisa.

Assim, é com alegria que soube que o clássico Asana, Pranayama, Mudra e Bandha de Swami Satyananda Saraswati acaba de ser traduzido para o português e lançado pelo preço sugerido de R$ 50,00. É um senhor livro. Primeiro, porque foi escrito pelo prolífico Satyananda. Quem acompanha meu blog, certamente já me ouviu tecer-lhes elogios e minha admiração, principalmente pelo livro Yoga Nidra. Mas é dele também o livro Surya Namaskar, outra  prociosidade que foi recentemente lançada em português também.

Asana, Pranayama, Mudra e Bandha foi ecrito em 1969 (minha edição, em inglês, é de 2002 e, pense bem, é já a 12ª!) e é um dos mais de 80 livros que este yogi escreveu ao longo de sua vida. Satyananda foi discípulo direto de Sivananda, outro yogi que escreveu inúmeros livros, entre os quais o Concentração e Meditação que, infelizmente, está esgotado na Editora Pensamento-Cultrix, mas é uma joia rara.

Esta tradição de professores e mestres hindus tem muito mesmo a ensinar. Incrível!

Mas, voltando ao livro, o que acho interessante nele é que traz recomendações de asanas para praticantes iniciantes, intermediários e avançados. As posturas são ilustradas, descritas, explicadas; trazem referência à respiração que deve ser associada à sua execução, dicas para a execução, cuidados e benefícios.

A seção de pranayamas segue a mesma linha, assim como as demais. E cada capítulo contém um pequeno comentário sobre de uam referência sânscrita, trazida de fontes importantes, como os Yoga Sutra ou o Hatha Yoga Pradipika. Enfim, seja você um professor, estudante ou praticante, vale a pena comprar o livro.

Já enviei um email às minhas queridas colegas Angélica, da Mahatma Livraria (Curitiba/PR – Mercês), e à Carla, da Sensorial Bazzar (Curitiba/PR – Alto da Glória), para incluírem o título em seu acervo. Penso que em breve você já possa encontrá-lo por lá. Se tiver pressa, talvez possa checar na Surya Livraria Online ou comprar diretamente do Sivananda Yoga Center de Belo Horizonte (MG). Mais informações sobre como comprar o livro deles estão na imagem abaixo. Clique para ampliar.

asanas_satyananda

 

Namaste, Mayra.

Posts Relacionados

Comentários

Assinar Newsletter