Casa Máy > Aromaterapia > Sobre desodorantes – alumínio, tea tree, vegans e alternativas a eles

< voltar

Sobre desodorantes – alumínio, tea tree, vegans e alternativas a eles

Postado às 11:51 do dia 03/11/09

Acabei de colocar na comunidade Casa Máy (www.casamay.ning.com) como foi minha experiência ontem na loja da L´Occitane, do Shopping Barigui, com uma drenagem facial que ganhei de presente da marca.

Quero aproveitar este gancho para falar sobre desodorantes, já que o verão chegou de repente, e com tudo (afi!), desde sexta-feira passada.

Pois bem, durante os meses de inverno, como desodorante, uso apenas óleos essenciais. Gerânio, normalmente, porque o cheiro é quente e agradável e funciona bem para dias frios, além de seu óleo essencial ter propriedades que ajustam o sistema endócrino feminino (lembrando que as axilas são condutos para as mamas).

Então, chega o verão e transpiramos mais: vou para os desodorantes tradicionais, aqueles do tipo roll-on. Mas prefiro comprar os desodorantes que são livres de aluminí0, já que este metal pesado pode ser absorvido pelo corpo através da pele. É bem difícil acharmos desodorantes sem alumínio, mas recentemente surgiram duas opções no mercado: uma mais acessível e outra mais luxuosa.

A acessível é o desodorante da Bion Vitta, à base de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca alternifolia). Este desodorante está à venda em farmácias de manipulação (comprei o meu na Lidifarma do Juvevê). É um bom produto, custa uns R$ 15,00 e não possui álcool isopropílico nem propilenoglicol. O tea tree é um óleo fungicida, antibacteriano e antimicótico. Portanto, ideal para eliminar os odores das axilas. Diluído, não causa alergia e, para falar a verdade, já o usei inúmeras vezes puro na pele para secar espinhas ou picadas de insetos e nunca me trouxe nenhuma vermelhidão ou coceira. Mas como a axila de cada um responde diferentemente aos óleos essenciais, aconselho usá-lo puro nela apenas se já estiver acostumadíssimo com aromaterapia.

O outro desodorante sem alumínio que mencionei é o luxuoso, um lançamento da L´Occitane. Feito à base de óleo vegetal orgânico de oliva (azeite de oliva), ele ainda é enriquecido com óleos essenciais de Salvia officinalis, Litsea cubeba, Lavandula angustifolia e Citrus medica. Traduzindo em miúdos: um tipo de sálvia, um tipo de capim-limão, uma lavanda bem boa e limão. Além disso, recebe os componentes citofiláticos isolados: linalol (que se encontra na lavanda), geraniol (que se encontra no gerânio que mencionei acima), limoneno (encontrado principalmente no limão) e citral (encontrado no capim-limão).

O resultado é um desodorante com toque aveludado, cheiro levemente cítrico e eficaz contra maus-cheiros. Maravilhoso. Só custa caro pra bedéu: R$ 60,00. É livre de ingredientes animais, como a maior parte dos produtos da L´Occitane, que são vegans.

Infelizmente, apenas esta opção de desodorante da L´Occitane é que não tem aluminío. Meses atrás eu comprei o desodorante da linha com óleos essenciais de limão, tee trea e eucalipto. Não li o rótulo e confiei na informação da atendente de que ele não continha alumínio. Entrei bem: contém e o desodorante ficou encostado no fundo de meu armário.

De fato, compramos desodorantes roll-on ou spray pela praticidade, porque podemos usar bicarbonato de sódio nas axilas com o mesmo efeito de neutralizar os odores. E, como antisséptico, basta usar qualquer óleo essencial com citral, linalol, citronelal, eucaliptol, etc Devemos fornececer íons à pele para as moléculas malodoríferas agirem com eles e se dissiparem. Simples assim, mas preferimos pagar ao invés de fazermos por conta própria.

De qualquer maneira, deixo duas opções de desodorantes sem alumínio e à base de óleos essenciais para você.

Um abraço, Mayra.

 

PS: Ah, preciso me lembrar de falar sobre um suco verde à base de coentro fresco e chlorella para desintoxicação de metais pesados que aprendi com o chef Flavio Passos. Até lá, você pode checar as fotos do curso que fiz com ele na comunidade Casa Máy.

Comentários

Assinar Newsletter